terça-feira, 14 de novembro de 2017

ESTIRÃO OU SURTO EM CRIANÇAS INFANTIL JUVENIL E ADOLESCENTES; NÃO SE ESQUEÇA QUE MEDICINA OU BIOLOGIA NÃO É UMA SITUAÇÃO CARTESIANA (EXATA)

NESSAS CONDIÇÕES O SER HUMANO (ASSIM COMO OUTRAS ESPECIES), APRESENTAM FASES DE CRESCIMENTO NORMAL OU NÃO NO CASO DO HOMO SAPIENS – SAPIENS, COM VARIAÇÕES DIVERSAS DESDE A FASE INTRAUTERINA, INFANTIL E ADOLESCÊNCIA, ANTES DA SUA CESSAÇÃO APÓS A FUSÃO DAS PLACAS DE CRESCIMENTO EPIFISÁRIAS DOS OSSOS LONGOS E VERTEBRAIS PRINCIPALMENTE MAS NÃO NECESSARIAMENTE IDÊNTICA A UMA PROLE E SEUS ANCESTRAIS, ERRONEAMENTE ALGUNS PROFISSIONAIS PROPALAM.FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.



Não existem dois indivíduos idênticos no planeta terra, nem sob o aspecto genético, mecanismos biológicos que podem variar mesmo que raramente, metabólicos no que tange a igualdade, obviamento que não estamos falando da especie, e sim da mesma especie, por um motivo muito simples, ou seja, as variantes genéticas existem individualmente, o meio ambiente, incluindo o dietético, mutacional, neural, encefálico, metabólicos e centenas de fatores conhecidos e desconhecidos individuais.


Temos que pensar que moléstias familiares  são um fato, é um tipo de herança biológica que segue as leis originalmente propostas por Gregor Mendel em 1865 e 1866 e re-descobriram em 1900. Essas leis foram inicialmente muito controversas. Quando as teorias de Mendel foram integradas com a teoria do cromossomo Boveri-Sutton da herança por Thomas Hunt Morgan em 1915, eles se tornaram o núcleo da genética clássicaO desenvolvimento humano é um processo contínuo que prossegue de forma bastante ordenada ao longo da vida. Todos os indivíduos experimentam os vários estágios de desenvolvimento físico, psicológico e social. Entretanto é muito comum profissionais acharem que motivados pelas alturas dos pais, os filhos obrigatoriamente terão o mesmo desenvolvimento,  sem considerarem  disfunções mesmo antes da fecundação, intra útero como por exemplo; o tabagismo, alcoolismo, DST, e a sequências individual mutacionais, e outros fatores indiretos durante a fase de uma criança, um infanto – juvenil e adolescente.



Portanto, quando um profissional especialista em endocrinologia ou neuroendocrinologia lhe suscitar alguma dúvida no sentido do crescimento de alta ou baixa estatura que é mais comum independente do gênero, como atitude preventiva, questione até você ficar esclarecido, devido a alta complexidade desse quadro clinico, pois pode ser verdadeiro ou equivocado pelo profissional, afinal com tantas variantes que interferem diretamente e indiretamente nessa situação, quanto será o estirão ou surto de seu filho ou filha, 0 – 2 – 10 -15 cm ou mais ou menos? Apesar de todas as tabelas a certeza não é absoluta, pois dependo do profissional fazendo a propedêutica correta ou do próprio paciente em seguir a orientação adequada, pode ocorrer variações relevantes .

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. Citocinas pró-inflamatórias podem estimular o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal; por outro lado, o cortisol diminui a produção de citocinas e de outros mediadores inflamatórios...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. Portanto, é evidente que existe uma disfonia entre o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal e a resposta inflamatória; isto pode estar relacionado com o papel das alterações do eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal no desenvolvimento da obesidade...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. Um estudo recente relatou que um IMC mais elevado foi associado com diminuição da ação anti-inflamatória dos glicocorticóides. No entanto, a natureza destas relações permanece indeterminada...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Iniciador da AMA para os médicos no tratamento da obesidade adulta.
Clínica Mayo sobre a síndrome metabólica.
Centros para Controle e Prevenção de Doenças de sobrepeso e obesidade. 



Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Instagram
https://instagram.com/clinicascaio/

Google Maps:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTIRÃO OU SURTO EM CRIANÇAS INFANTIL JUVENIL E ADOLESCENTES; NÃO SE ESQUEÇA QUE MEDICINA OU BIOLOGIA NÃO É UMA SITUAÇÃO CARTESIANA (EXATA)

NESSAS CONDIÇÕES O SER HUMANO (ASSIM COMO OUTRAS ESPECIES), APRESENTAM FASES DE CRESCIMENTO NORMAL OU NÃO NO CASO DO HOMO SAPIENS – SAPIENS...